domingo, 28 de setembro de 2008

Quem vem lá? - chiki


Ora muito bem, apesar da subida do criador do espaço "quem vem lá?" não poderia deixar que este acabasse. A vitima desta vez é um jogador que apesar da tenra idade já tem uma vasta experiência rugbistica , tendo representado a seleção nacional portuguesa do seu escalão (sub-17) no passado mês de agosto, que venceu a Euro Rugby Cup de Brive em França, Francisco Dias mais conhecido por Chiki!



1-Nome
Francisco Nunes Castro Dias

2-Alcunha
Chiki

3-Idade e data de nascimento
22/04/1992 - 16 anos!

4-Idade em que começaste a jogar
Aos 13

5-Porquê?
Na altura não praticava nenhum desporto, e por influência do meu pai e do meu irmão, que já andava cá, decidi experimentar e acabei por ficar. Quando entrei não tinha grandes expectativas no rugby, mas quando me comecei a envolver, nunca mais fui capaz de largar esta paixão peloTÉCNICO!

6-Altura
1.82 cm

7-Peso
73 quilos





8-Posição actual
Number eight

9-Posições em que já jogaste
5, 4, 6, 7, 8, 1º centro e ponta!!

10-Posição em que sonhas jogar
Já jogo na melhor posição de todas, mas gostava de experimentar a 10 porque tenho um jogo de mãos/pés extraordinário.

11-Adversário mais difícil que já jogaste
O Cdup sub-18 na meia-final do campeonato do ano passado, e o Belém.

12-Momento mais marcante na carreira
Representar os sub-18 na meia-final do campeonato foi uma grande experiência cheia de emoção.
Ir a França (Brive) representar Portugal, ganhar o torneio e festejar que nem um louco à frente dos françois, também é um dos pontos altos!

13-Jogador favorito no clube.
Nuno Taful, Diogo Reis, Forky

14-Jogador favorito da nossa equipa
Não tenho nenhum jogador favorito na equipa, mas tenho um certo afecto pelo velho mestre, para quem não sabe é o João Mello, porque para além de termos entrado na mesma altura para o rugby, fazemos anos no mesmo dia, mas eu nasci primeiro!

15-Jogador internacional favorito
Shane Willaims, Contemponi, Richie McCaw, Brian O’Driscoll.

16- Como é que foi a sensação de teres sido “campeão europeu” em França, sitio onde “os lobos” se estriaram no campeonato mundial de rugby?
Grande sensação, nunca vou esquecer aquele torneio e a forma como o ganhámos, ao cantarmos o hino todos unidos, e por termos ganho o caneco aos franceses!!

17-Placagem do ano ( pode ser referente ao ano passado)?
As melhores placagens foram as do Bruno e com certeza a do Câncio ao segunda linha do Benfica, e a do Fausto ao ketchup.


18-Ensaio do ano (pode ser referente ao ano passado)?
O ensaio do...

19-O que é que mudavas no Técnico?
As camisolas...acho que o “S” já não é o meu tamanho! O campo por vezes tem demasiados buracos e eu...tapava-os a todos!!!

20-Desejos para o futuro?
Continuar a fazer do rugby, uma das coisas que me dá mais prazer e ser parte importante da minha vida.
O técnico CAMPEÃO! Chegar aos seniores, e quem sabe, chegar à selecção principal e poder representar Portugal ao mais alto nível.


Grande chiki.
O chiki, desde que eu cheguei ao técnico tem evoluído muito, tornando-se um jogador impressionante, uma coisa que o comprova e a chamada a selecção, e a brilhante época que fez o ano passado pelos sub-16! Tem sempre uma vontade impressionante de jogar, e de ajudar o colega do lado. Tem umas excelentes saídas de nº8 e dá sempre umas grandes passas! É uma pessoa muito humilde, e nunca se acha superior a ninguém. Grande pessoa e grande jogador!
Grande abraço.

sábado, 20 de setembro de 2008

ELVs - Experimental Law Variations




Como todos sabem apartir do passado dia 1 de Agosto entrou em vigor as ELV (variaçoes expermentais ás leis, em português) que mais tarde iram ser explicadas pelos nossos treinadores, mas para facilitar o trabalho ao senhor Hoffmann deixo aqui uma breve explicação das regras, assim estaremos dentro do assunto e facilmente entendermos o que nos irá ser explicado.

1. Árbitros Auxiliares

•Árbitros Auxiliares podem auxiliar o árbitro em qualquer das suas funções, desde que para isso tenham sido nomeados pela Federação ou Entidade Organizadora do evento.

(Passa a haver uma distinção entre o papel do “juiz de linha” – um elemento de cada equipa – e que apenas indica bola fora e o resultado de pontapés aos postes; ao contrário de um “árbitro auxiliar” – árbitro nomeado oficialmente – que poderá passar a ajudar o árbitro noutras funções.)

2. Bandeirolas de canto

• As bandeirolas de canto já não pertencem à linha lateral de meta, exceptuando quando a bola toca simultaneamente na haste da bandeirola de canto e no solo.

3. Alinhamento e lançamento da bola

-Local do alinhamento e lançamento

•Se uma equipa defensora colocar a bola dentro da sua área de 22M e depois a pontapear directamente para fora não ganha terreno com o pontapé. (Neste caso, o alinhamento será no ponto onde os pés do pontapeador se encontravam no momento do pontapé – como se a bola tivesse saído directamente num pontapé dado fora dos 22M.)

Video

•Se uma equipa defensora colocar a bola dentro da sua área de 22M, de seguida disputar um ruck ou maul, ou se houver uma placagem, e a seguir a essa nova fase de jogo, pontapear a bola directamente para fora, essa equipa ganhará terreno com o pontapé -

•Numa “touche rápida”, a bola pode ser lançada a direito ou em direcção à linha de meta da equipa introdutora (para trás) .

Video

-Números e jogadores no alinhamento

• Não existe restrição no número máximo de jogadores de qualquer das equipas a participar no alinhamento, sendo que o número mínimo é de dois jogadores de cada equipa. (Ou seja, deixa de ser a equipa introdutora a definir o número máximo de jogadores a participar no alinhamento.)

O receptor (“médio de formação”) deve estar colocado a 2M do alinhamento.

Video

O opositor directo do lançador da bola no alinhamento (“talonador adversário”) pode estar colocado na área compreendida entre a linha de 5M e a linha lateral, mas deve estar 2M afastado do alinhamento. Os jogadores participantes no alinhamento podem fazer o pre-gripping antes da bola ser lançada. (Ou seja, passa a ser permitido agarrar o saltador para o levantar antes da bola ser lançada.)

• É permitido levantar os jogadores participantes no alinhamento. (Já não é obrigatório o “saltador” iniciar o salto antes de poder ser apoiado/levantado no seu salto.)

4. Maul

• Os jogadores podem defender/ contrariar o maul se estiverem incorporados no maul e o “trouxerem” para o solo. Não é permitido a um jogador derrubar o maul atirando-se ou placando os jogadores do maul abaixo da cintura. O gesto deve ser parecido com o golpe de Judo, agarrando o jogador do maul entre os ombros e a cintura, derrubando-o.) Video

5. Formação ordenada

• Passa a existir uma linha de fora de jogo 5M atrás dos últimos pés dos jogadores incorporados na F.O.

•Os médios de formação devem estar perto (até 1M) da F.O. ou então recuar 5M. (Deixa de ser permitido ao médio de formação afastar-se lateralmente da F.O. antes desta terminar, quer a defender, quer a atacar)

fonte: http://aac-rugby.blogspot.com


Para quem estiver interessado em cumprir as novas regras (espero que sejam todos), deixo aqui o link que nos possibilita a visualização completa das ELVs, actualizadas no passado mês de agosto

http://www.fpr.pt/ficheiros_site_fpr/documentos/LEIS_DO_JOGO-%20AGO%202008.pdf

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Inicio dos treinos


Pessoal os treino já começaram, para quem não sabe os treinos são ás segundas e quartas-feiras (das 19.30 ás 20h no triangulo e das 20h ás 21h no relvado) e ás quintas-feiras no sintético ( das 20 ás 21), todos sabem que estes treinos de inicio de época são muito importantes para atengirmos a forma fisica ideal e para não chegarmos a meio da época com lesões musculares, por isso é bom que todos apareçam nos treinos, e com espírito de sacrificio para conseguirmos uma BOA ÉPOCA!

abrç Telmo

ULTIMA HORA!

As datas para as inspecções são as seguintes:
17, 23, 24 e 29 de Setembro.

As inspecções realizam-se entre as 18h30m e as 20h00. É preciso levar
BI, 16 Euros e o impresso que está à venda no Secretariado (Vera)
preenchido.

É preciso que cada um nos comunique qual a data em que pretende ir.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

sub-18 época 08-09


Devido á subida de escalão dos antigos admistrador do blog, voluntariei-me para ficar á frente do blog, mas sozinho vai ser dificil pois vai ser um ano muito complicado (espero mais voluntarios), mas farei o maior esforço para actualizar o blog o mais possivel, e para começar da melhor maneira informo que os treinos começam dia 8 de setembro..
O primeiro jogo do torneio de abertura é no fim-de-semana 11/12 de Outubro contra a Academica.

Ass: telmo

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Nova época, novo blog

Com a subida aos sub 20, deixa de fazer sentido que continue com este blog.
Aguardo que algum sub 18 queira ficar com ele ou então encerro-o.
Agora estamos aqui.